Elementos do Cheerleading

 Uma rotina de competição no cheerleading é julgada semelhante à do solo na ginástica. Tem tempo pré determinado pra mostrar as habilidades no solo. Essa contagem começa no momento do primeiro movimento coordenado ou da primeira nota da música.

 Rotina é o nome da coreografia da apresentação, a gente não chama de coreografia porque quase não tem dança. Todo mundo começa com 10, e vai recebendo deduções, que são descontos por erros ou por ilegalidades. Todos os descontos são tabelados no próprio regulamento do esporte.

Os elementos são coletivos ou individuais. Para se julgar os elementos individuais, eles tem que ser executados por no mínimo 75% da equipe, senão não são considerados na hora de pontuar. 

Elementos coletivos:
-Stunts,
-Baskets,
-Pirâmides


Elementos individuais:
-Motions,
-Tumblling, 
-Jumps,
-Cheer dance (90% motions, combinados com hiphop)


Stunts:
Elevações, onde as bases levantam uma flyer. A altura da flyer e o número de bases é definido pelo nível da equipe.Altura da cintura das bases é lvl1, altura do ombro das bases é lvl2, acima da cabeça é lvl3 pra cima. No nível 1, são exigidas 3 bases pra uma flyer. No nível 2, também. A partir no lvl 3, pode ter 2 bases (elite) ou uma base (partner) por flyer. Mas os stunt groups ainda são 3 bases. 
Um stunt é a subida, a permanência e a descida, tudo isso é padronizado e descontado em caso de irregularidades. A pontuação da permanência se dá pelas Posições Corporais da flyer e as transições entre uma pc e outra. PCs só pontuam quando são demonstrações de flexibilidade. Estar parado no stunt ou apenas tirar um pé NÃO PONTUA na permanência, mas pode ser descontado conforme a montagem ou o desmonte.

                                 



Pirâmides: 
Ao contrário do que muita gente pensa, pirâmides não são construções em forma triangular. Pirâmides são Dois ou mais stunts conectados pelas flyers. Isso significa que para se considerar uma pirâmide, as flyers precisam se tocar em dois ou mais stunts, podendo ser pelas mãos, braços, pés ou pernas. Essas conexões também são regularizadas, e a pontuação é feita pela montagem, permanência e desmontes. Nível 2 pode ir pra extensão em pirâmides, com ressalvas. 

                         


Baskets
Arremessos de flyer. 3 ou mais bases arremessam uma flyer no ar. Só é permitido a partir do nível 3, pois até o nívell 2 a flyer tem que estar sempre segura, não pode ser solta. 
Pontuado pelo arremesso, pcs no ar e recepção, sendo que nos níveis acima, a flyer pode girar o quadril no ar ou executar mais de uma pc no mesmo salto. 

                        


Motions

Posições corporais individuais no chão, e posições que compõe o cheer dance e que compõe as pcs das flyers. São muito rígidas, tem uma seção inteira na pontuação pra eles, e são completamente definidos, pela posição de cada articulação envolvida. Principal elemento da categoria sideline. 

                               

JUMPS
Saltos individuais, muito semelhantes ao da ginástica. São também regularizados, e 2 contagens de 8 são reservadas pra eles em competições, a equipe toda executa junta. Pontuação por execução, sincronia na contagem e aterrissagem. 
                             


Tumbling
Parte mais semelhante ao solo da ginástica, são acrobacias individuais, desde o rolinho até o mortal, divididos por nível.
A pontuação do tumbling é dada pela execução e  aterrisagem, descontos por queda ou erro na execução. 

                        

Cheer Dance
Composta principalmente por motions e com parte de hiphop pras pernas e transições, cheerdance é principalmente utilizado para levar os atletas para onde precisam estar, e para utilizar atletas que não estão diretamente envolvidos com elementos coletivos naquele momento. 















Comentários