Categorias do Cheerleading Competitivo

O cheerleading competitivo é dividido em duas categorias: Universitário e All Star. 

A diferença é que em equipes universitárias é obrigatório que todos os atletas estejam matriculados na mesma instituição de ensino, e se for vinculado a uma atlética, aos cursos da atlética. 





Equipes All Star não tem vínculo estudantil, então qualquer um pode participar, cada equipe decide qual o critério de admissão, ou se tem algum requisito. 

A diferença prática entre equipes all star e universitárias, é que em competições, os primeiros 30 segundos da rotina de uma equipe universitária em uma competição é marcado pela cheer section, que significa que os atletas vão entrar com plaquinhas, pompons, alto falantes, faixas, e tem 30 segundos pra torcer, dar gritos de guerra, e representar a sua instituição, como se fosse sideline em inicio de jogo. Na marca dos 30 segundos, todos os adereços devem estar alocados fora do solo, porque quando a música começar, não pode ter nada além dos atletas no solo na hora da rotina. 

                               


Equipes all star não tem pompom, nem plaquinha, nem adereço, e a rotina de competição já começa com a música, não tem essa parte. Só o cheerleading competitivo mesmo. 


                        

O cheerleading é dividido oficialmente em níveis de 1 a 5, com base na dificuldade e no risco das habilidades, e cada nível tem o seu regulamento do que é permitido e o que não é. Caso a sua equipe se inscreva em uma competição, tem que se atentar às habilidades daquele nível, que são padronizadas no mundo todo. Se você executar uma habilidade que é de um nível acima, vai receber descontos por movimento ilegal, e se executar de nível abaixo, simplesmente não pontua, foi só pra bonito e pra composição da coreografia. 

Agora, existem nível 6 e 7, com a evolução do esporte e criação de movimentos mais complicados.

As equipes são divididas por nível e por gênero, All Girl e CO-eD. All girl significa que é só feminina, e Coed que é mista. A grande maioria das equipes, tanto All Star quanto universitárias, é mista. 


Comentários